Cabeçalho
Associação dos Amigos do Casarão da Várzea • Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar de Porto Alegre

SEL - Clubes e Grêmios

A Sociedade Esportiva e Literária (SEL) é o grêmio estudantil do CMPA, formado por uma equipe de alunos - eleita anualmente - e por professores responsáveis pela orientação do grupo. A SEL é resguardada pelo Regimento Interno da AACV, e é responsável por inúmeras iniciativas sociais, culturais e esportivas realizada em nome do corpo discente do Colégio.

Dos valores doados à Associação de Pais e Mestres, até 30% é destinado diretamente às atividades da SEL, dos clubes e dos grêmios.

História da SEL


No dia 11 de junho de 1912, a entidade foi fundada com o nome de Sociedade Cívica e Literária. O início de suas atividades se deu, porém, somente no dia 07 de setembro daquele ano.

Esse nome permaneceu até o ano de 1940, quando foi alterado para Sociedade Esportiva e Literária (SEL). Os motivos da mudança foram publicados na Revista Hyloea daquele ano:

"Em virtude de um acréscimo em suas finalidades e tendo em vista que o nome de uma sociedade deve expressar, em síntese, ao que ela se destina, resolveu a Assembleia Geral reunida em 10 de setembro findo, aprovar os novos estatutos nos quais mudou-se o nome de então para o de Sociedade Esportiva e Literária."

Nessa época, o Velho Casarão da Várzea já sediava, há um ano, a Escola Preparatória de Cadetes que, dois anos após, seria renomeada como Escola Preparatória de Porto Alegre.

No ano de 1953, a entidade trocou de nome, transformando-se em Sociedade Pré-Acadêmica Militar (SPAM). Isso foi feito para ajustar sua denominação à de sua congênere na Academia Militar das Agulhas Negras, que se chamava Sociedade Acadêmica Militar (SAM).

Com o retorno do CMPA, voltou também a SEL, que permanece até hoje. Nesse ano de 1962, a primeira diretoria tomou posse no dia 24 de maio, sob a presidência do aluno Otelo José da Costa Ortiga. A partir do início do Séc. XXI, a SEL passou a ter um auto apelido, escolhido por seus integrantes quando da campanha eleitoral: "SEL dos 100 Anos", "SEL Dinâmica", "SEL Qualidade e Inovação" e vários outros.

Grêmios


Os grêmios são associações estudantis internas ao Colégio - temáticas às diferentes armas, quadros e serviços das forças armadas brasileiras. Os alunos membros destes grêmios participam de variadas atividades relacionadas à temática dele, como passeios, visitas a instalações militares e práticas alusivas às atividades destes setores militares.

Os alunos participantes utilizam insígnias do seu grêmio no uniforme, e a maioria dos grêmios tem seu próprio destacamento dentro do Batalhão Escolar nas formaturas gerais.

Grêmio da Infantaria em formatura geral no CMPA

Conheça alguns dos grêmios do Colégio:

Grêmio de Comunicações

As Comunicações – a Arma do Comando – proporcionam as ligações necessárias aos escalões mais altos que exercerão a coordenação e o controle de seus elementos subordinados antes, durante e após as operações. Além disso, atua no controle do espectro eletromagnético, por meio das atividades de Guerra Eletrônica, para impedir ou dificultar as comunicações do inimigo, facilitar as próprias comunicações e obter informações. Os alunos responsáveis por administrar o Grêmio de Comunicações possuem uma excelente oportunidade de planejar atividades e de gerenciar programas. O grêmio contribui para despertar vocações e permitem o aprofundamento e a difusão de conhecimentos sobre a Arma de Comunicações.

Cap Wilson, integrante da Ajudância do Corpo de Alunos do CMPA e orientador do Grêmio do Comunicações. Adaptado.

Grêmio de Logística

Brasão do Grêmio de Logística

O Grêmio de Logística foi criado no dia 21 de fevereiro de 2019 e ativado na Formatura Geral do dia 3 de abril do mesmo ano. Foi apadrinhado pelo 3º B Sup e 3ª ICFEx e contou com adesão inicial de 40 alunos do Ensino Fundamental e Médio, possibilitando aos alunos do CMPA conhecer e trabalhar as missões logísticas do Quadro de Material Bélico, do Serviço de Intendência e do Serviço de Saúde. Da união da Folha de Acanto, aos Canhões Cruzados e a Cruz Vermelha do serviço de Saúde, forjou-se o distintivo do Grêmio que traz em seu simbolismo a representação das missões dos nossos Batalhões Logísticos ao apoio ao combate, e no suporte e utilização dos Materiais de Emprego Militar e do bem-estar da tropa. A Principal missão da agremiação é a reunião dos alunos do CMPA e suas famílias através de atividades próprias, buscando cultuar os valores e tradições do Exército Brasileiro, da Logística Militar Terrestre e seus patronos, trabalhar de forma lúdica e responsável as atividades logísticas contribuindo nas atividades internas do CMPA e também no apoio solidário às instituições assistenciais e de saúde da cidade de Porto Alegre.

ST Regis, monitor auxiliar do Grêmio de Logística do CMPA. Adaptado.

Grêmio da Logística em visita ao 3º Batalhão de Suprimento em Nova Santa Rita (RS)

Clubes


Os clubes reúnem alunos em diferentes tipos de atividades esportivas e culturais extracurriculares. Através deles, os alunos podem manter rotinas de práticas nestas atividades, participar de competições e inclusive obter bonificações em sua nota por sua participação destacada no clube (isto também ocorre com para os grêmios).

O CMPA tem um longo histórico de destaque em competições e eventos nos quais seus alunos participam, dentro e fora de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

Sessão da MundoCMPA em 2016 - modelo de Nações Unidas organizado pelo Clube de Relações Internacionais do CMPA

Conheça alguns dos clubes do Colégio:

Clube de Astronomia

O Clube de Astronomia do CMPA funciona em uma das tardes da semana desde maio de 2001, congregando alunos desde o Sexto Ano do EF até o Terceiro Ano do EM para fundamentar estudos versando sobre astronomia, astrofísica, astronáutica e todas as demais ciências que permeiam os fenômenos celestes. Adota uma estratégia didática que permite relacionar conteúdos, assuntos, habilidades e competências dessa área específica com conteúdos, assuntos, habilidades e competências desenvolvidos nos horários de aulas regulares pertinentes à grade curricular dos diferentes níveis de ensino do SCMB, constantes, particularmente, nos PSDs do CMPA.

Professor Mestre Luiz Carlos Gomes, membro da coordenação do Clube de Astronomia e professor do CMPA.

Clube de Orientação

O Clube de Orientação do Colégio Militar de Porto Alegre (COMIPA), esporte interdisciplinar, fundado em 25 de fevereiro de 2011, tem por finalidade difundir a prática do esporte como qualidade de vida, incentivar a prática do esporte junto aos alunos do CMPA, criar consciência ecológica através da prática esportiva, promover a união entre seus associados e familiares e desenvolver entre os alunos participantes os atributos de amizade, camaradagem, coragem, astúcia, concentração, inteligência e outras virtudes. O aluno/atleta de Orientação trabalha com as técnicas de leitura do mapa, orientação com bússola, escolha de rota, além de treinar sua resistência aeróbica. O Esporte Orientação oferece ao aluno uma melhor qualidade de vida e um sentimento de preservação ao meio ambiente. Campos e matas, montanhas e colinas, rios e charcos são os terrenos onde se pratica o esporte.

Cel Angonese, Presidente do Clube de Orientação do CMPA. Adaptado.

Clube de Relações Internacionais

O Clube de Relações Internacionais (CRI) do Colégio Militar de Porto Alegre, é composto por alunos do 9° ao 3° ano do ensino médio interessados em estudar e entender as relações política, econômica e social entre os países. Os integrantes se reúnem em simulações das Nações Unidas, sendo essas, eventos que reúnem estudantes de diversos colégios, afim de buscar soluções inovadoras para assuntos relevantes no cenário mundial. É importante ressaltar que esses eventos também contam com uma Agência de Comunicação, responsável pela cobertura jornalística dos comitês e por uma comitiva de imprensa. Além disso, as atividades do clube estimulam o desenvolvimento de uma série de habilidades, tais quais: oratória, comunicação, resolução de conflitos e escrita. Também, abrange áreas do conhecimento como história, geografia, sociologia, português, entre outras.

Ten Débora, professora orientadora do Clube de Relações Internacionais do CMPA.

Clube de Robótica

O clube de robótica do CMPA tem por objetivo proporcionar aos alunos do Colégio um primeiro contato com temas muito pouco trabalhados no ensino Básico. O aluno tem contato com linguagens de programação, construção de sistemas eletrônicos, design e produção de objetos 3D, tendo sempre como alvo a implementação de sistemas autônomos. Inicialmente, proporcionamos um curso de introdução à robótica, que qualifica os alunos a participarem das nossas atividades regulares. O clube visa a participação em competições da área, como a Olimpíada Brasileira de Robótica teórica e prática e o desafio global do conhecimento, as quais são atividades que acontecem anualmente. Estão envolvidos no projeto de atividades do clube o coordenador, Prof. Alexander, e os orientadores 1º Sgt Prof. Glauco Ribas e Maj. Prof. Ribas.

Coordenação do Clube de Robótica.

Clube do Voluntariado

O Clube do Voluntariado tem por objetivo trabalhar habilidades como empatia, compaixão e percepção da realidade, bem como fazer com que o aluno enxergue além de si. Para isso, são realizadas atividades e visitas a asilos e creches assistenciais, além de campanhas para arrecadar alimentos, roupas, fraldas, livros, material escolar e brinquedos. Tudo o que é arrecadado é entregue pelo próprio clube a instituições carentes e, uma vez que a participação do clube é voluntária, não há bonificação através de GIP aos alunos.

Professora Letícia Becker Homrich, orientadora do Clube do Voluntariado. Adaptado.