Cabeçalho
Associação dos Amigos do Casarão da Várzea • Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar de Porto Alegre

Diretoria

A Diretoria é a responsável pela gestão da Associação, e é formada por 11 membros, todos voluntários e não remunerados.

Os 11 cargos dividem-se entre eleitos e indicados, e cada um deles possui função definida.

Veja abaixo:

Cargos eleitos em Assembleia Geral Ordinária


A cada dois anos (ímpares), a Assembleia Geral Ordinária anual - dedicada à prestação de contas da AACV-APM/CMPA - também é acompanhada do processo eleitoral que define quem ocupará os cargos de Presidente e Vice-Presidente pelo próximo biênio.

A eleição, assim como todas as Assembleias, é anunciada - em Edital (também afixado na sede da AACV/APM) - com no mínimo 8 dias de antecedência em jornal diário de grande circulação e ocorre em regime de voto secreto, normalmente no Salão Brasil do CMPA.

 

Mesa da Assembleia Geral Ordinária de 2021

Presidente - Marcelo DUTRA de Oliveira

Além de ser o cargo máximo da Diretoria, é também o representante judicial e extrajudicial da Associação, e todos os procedimentos e operações da Associação devem passar por sua aprovação.

Como líder da Diretoria, é sua responsabilidade elaborar os planos de gestão da AACV/APM, bem como indicar sete dos outros nove membros que o auxiliarão.

Vice-Presidente - Raphael de Ortiz SANT´ANNA

Tem como função auxiliar o Presidente em todas as suas funções, e deve substituí-lo em suas atribuições em caso de impedimento - momentâneo ou permanente - deste.

Cargos indicados pelo Presidente da AACV-APM/CMPA


Cada membro indicado pelo Presidente possui atribuições específicas dentro da Administração da AACV/APM, que vão desde funções jurídicas e administrativas até a gestão total de grupos resguardados pela Associação.

1º Secretário - Marcus Antonio RABELLO Bastos

É o responsável pela custódia dos documentos, livros e arquivos da Associação, além de ser o redator oficial de cartas e atas, o coordenador das atividades da Secretaria e o substituto do Vice-Presidente, quando impedido.

2º Secretário - Marco Antonio CABALEIRO de Almeida

Auxilia e substitui - em caso de impedimento - o 1º Secretário, e também é o responsável por manter o controle do quadro nominal dos integrantes da Diretoria, do Conselho Consultivo-Deliberativo e da Comissão Fiscal.

Nas Assembleias, é encarregado de controlar as presenças.

1º Tesoureiro - Rogério Pereira de ALBUQUERQUE

Além de custodiar os bens e os valores da AACV/APM, o 1º Tesoureiro também deve manter sob seu controle todas as movimentações financeiras da organização, e deve apresentar ao Presidente a Prestação de Contas mensal.

Diretora  Assistencial - Tatiana Garcia

É encarregada da administração das atividades de apoio social da AACV/APM, complementares às já desenvolvidas pelo Colégio.

Inclui, entre outras atribuições, a liderança do Grupo de Mães e Pais Voluntários.

Diretora Social - DAIANI Hott Korzonawski

Suas atribuições são relacionadas às atividades sociais da Associação, e está encarregada da comunicação social, da divulgação, da busca por cobertura de imprensa e das sugestões relativas a elas.

Diretora de Assuntos Culturais - PATRÍCIA Flasmo de Oliveira

Suas atribuições são similares às da Diretora Social no que diz respeito às atividades culturais e artísticas promovidas pela AACV/APM.

Diretor de Assuntos Esportivos - Roberto Carlos Bento da PAIXÃO

Suas atribuições são similares às anteriores no que tange às atividades esportivas promovidas pela AACV/APM.

Cargos indicados pelo Comandante do CMPA


De modo a unir os trabalhos da Diretoria da AACV/APM e da Direção do CMPA, bem como permitir ao Colégio um acompanhamento mais próximo e transparente das atividades da Associação, é definido pelo Estatuto que o Comandante do Colégio Militar de Porto Alegre indica quem ocupará os cargos de 2º Tesoureiro e de Diretor de Assuntos Estudantis.

2º Tesoureira - SANDRA Valéria Mendes de Moraes

Além de auxiliar e de substituir - em caso de impedimento - o 1º Tesoureiro, também é encarregada de controlar as movimentações financeiras relativas ao recolhimento e à distribuição dos 30% da QME à APM e de assessorar o Diretor de Assuntos Estudantis na gestão dos recursos destinados às associações estudantis do Colégio.

Diretor de Assuntos Estudantis - Fernanda MENNA BARRETO Berton

Tem como função apoiar as atividades desenvolvidas pelas associações estudantis; gerenciando as verbas a elas destinadas, além de manter contato com a Diretoria do CMPA para a tomada de decisões em assuntos pertinentes às associações.

Membros da Diretoria

Marcelo Dutra de Oliveira
Presidente

Raphael de Ortiz Sant'Anna
Vice-Presidente

Marcus Antônio Rabello Bastos
1º Secretário

Marco Antônio Cabaleiro de Almeida
2º Secretário

Rogério Pereira Albuquerque
1ª Tesoureiro

Sandra Valéria Mendes de Moraes
2º Tesoureiro

Tatiana Garcia
Dir. Assistencial

Daiani Hott Korzonawski
Dir. Social

Patricia Flasmo de Oliveira
Dir. de Assuntos Culturais

Roberto Carlos Bento da Paixao
Dir. de Assuntos Esportivos

Fernanda Menna Barreto Berton
Dir. de Assuntos Estudantis